A ExpoFlorestal 2024 chegou ao fim, com um balanço extremamente positivo. O evento, que reuniu 152 expositores diretos e 33.000 participantes, registou um crescimento de 17% no número de expositores e um ligeiro aumento no número de visitantes em relação à edição anterior.
O feedback de expositores e visitantes foi unanimemente positivo. Todos apreciaram o espaço e o layout da feira, reconhecendo o crescimento do evento em termos de dimensão, da variedade de atividades e da notoriedade alcançada no setor.
Sentimos que cumprimos com êxito os nossos objetivos, de reunir o setor florestal numa só exposição demonstrativa do valor da floresta em Portugal; propiciar o diálogo entre os diversos agentes do setor sobre os temas mais atuais, como o Regulamento Europeu Anti-Desflorestação, os Serviços de Ecossistema e Recuperação Ecológica da Paisagem, o Mercado de Carbono, a Bioeconomia Florestal e a Eletrificação na Floresta; e sensibilizar os responsáveis políticos e a sociedade em geral sobre a importância da floresta, com destaque para as 600 crianças de escolas de Albergaria-a-Velha que visitaram a feira.
A organização da ExpoFlorestal agradece a todos os expositores, visitantes, parceiros e entidades que contribuíram para o sucesso do evento. Releva-se que a ExpoFlorestal não se resume apenas à parceria entre as três organizações promotoras, mas sim ao trabalho conjunto de diversos parceiros, incluindo os próprios expositores, que são fundamentais para a realização da feira.
Embora ainda seja cedo para definir as datas e detalhes da próxima edição, a organização da ExpoFlorestal já está a pensar no futuro. A expectativa é que a ExpoFlorestal 2026 aconteça num novo espaço, uma vez que o atual será destinado à expansão da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha. Além disso, a organização quer ampliar a representatividade da feira, atraindo expositores de setores ainda não presentes no evento.