RECONHECIMENTO, APROXIMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

A EXPOFLORESTAL celebrou, em 2017, o importante marco da sua 10ª edição. Ao atingir este feito, foi tempo de consolidar a feira, criando um certame mais completo, onde fosse possível fazer bons negócios, aumentar o conhecimento, sensibilizar a comunidade e prestigiar o sector florestal.
Desde a primeira edição que a EXPOFLORESTAL pretende criar um espaço de reunião entre todos os agentes da fileira e envolver a sociedade civil nas problemáticas florestais. O desenvolvimento integrado e sustentado da floresta portuguesa está directamente dependente de três importantes processos, os quais são igualmente a base deste evento:

  • O reconhecimento geral da importância da floresta, a nível ambiental, sociocultural e económico.
  • A melhoria e reforço das relações entre os diversos agentes da fileira.
  • A sensibilização geral da sociedade, pela criação de uma consciência ecológica fundamental para a preservação e protecção dos ecossistemas florestais.

O EVENTO INCONTORNÁVEL DA INDÚSTRIA FLORESTAL

A EXPOFLORESTAL, feira nacional da floresta, é o certame mais importante que se realiza em Portugal no segmento da indústria florestal, agrícola e de ambiente.
Durante três dias, Albergaria-a-Velha recebe, no mesmo espaço, todos os agentes ligados à fileira da floresta. Estarão presentes as entidades de produção, transformação e comercialização de madeira e afins, os fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, os clientes da indústria, as autarquias e também a sociedade civil, as escolas, corporações de bombeiros, associações de desenvolvimento e outras entidades públicas e não só, que estão interessadas numa floresta sólida e sustentável.
Na sua 10ª edição, a EXPOFLORESTAL quis marcar, definitivamente, o calendário da indústria florestal e sectores relacionados, em Portugal e na península ibérica, crescendo em termos orgânicos e apresentando um programa de grande interesse para quem opera neste sector.

Aos seminários, conferências e workshops que prometem divulgar o que de mais relevante acontece ao nível do know-how, aliam-se demonstrações em tempo real das soluções tecnológicas mais actuais, captando o interesse não só dos principais decisores do mercado madeireiro, mas também de todos aqueles que têm curiosidade pelo conhecimento nesta área e se revêem numa floresta sólida, moderna e sustentável.

 

A nível internacional, a EXPOFLORESTAL é um encontro de referência, que a cada edição se pretende ampliar, tendo já contado com a presença de expositores da Eslovénia, Holanda, Canadá, Alemanha, Finlândia, Suécia e Espanha.
Com a presença de milhares de crianças integradas em diversas actividades, a EXPOFLORESTAL tem um dia especialmente dedicado à Sensibilização e Educação Florestal/Ambiental.

A organização há muito que acredita que estas actividades têm permitido às crianças e jovens que todos os anos visitam a EXPOFLORESTAL uma experiencia educativa integrada e um contributo fundamental para o reconhecimento e valorização da Floresta e do Ambiente, pelo que estas iniciativas são vistas como um sincero e merecido reconhecimento do esforço de todos quantos se têm dedicado a estas nobres causas.

Na origem da EXPOFLORESTAL, estão três organizações:

  • AFBV – Associação Florestal do Baixo Vouga
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha
  • ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais

Os esforços conjuntos dessas três organizações foram recompensados ​​com o crescente destaque do evento desde a sua primeira edição em 2002, até os dias de hoje.