PROPOSTA DE REGULAMENTO

01. A ExpoFlorestal em parceria com as empresas de equipamentos florestais parceiras (Cimertex e ForestCorte) organizam um concurso de operadores de forwarder, que visa:

  • Promover as marcas e equipamentos das empresas parceiras;
  • Criar dinâmicas na ExpoFlorestal que valorizem e aumentem a visibilidade do setor;
  • Dignificar o trabalho florestal e atrair potenciais trabalhadores.

02. A ExpoFlorestal disponibiliza um espaço próprio para a realização do concurso, que consistirá em duas pistas de obstáculos paralelos ao longo da qual serão realizadas várias tarefas:

  • Carregamento de 5 toros da esquerda e 5 toros do lado direito da máquina. Um toro só pode ser carregado de cada vez, mas a ordem é arbitrária. Depois de carregar todos os toros, o participante move-se para a próxima tarefa.
  • O portão. O portão é uma fila de pequenos toros afastados 0,5 m cada. A tarefa é extrair três troncos (cerca de 5 m de comprimento) dos portões (0,5 x 0,5 m) sem destruir os portões e carregar os troncos. Para cada portão virado são registadas 2 penalidades. Depois de completa o participante move-se para a próxima tarefa.
  • A torre. O operador tem que construir uma torre, composta por quatro toros (cerca de 0,4 m de comprimento, 25-50 cm de diâmetro). A ordem de empilhamento é escolhida pelo operador, mas é aconselhável começar com o toro mais largo. No início os toros estão dispostos numa posição vertical. Se um toro é derrubado, ele deve ser levantado com a garra. A torre deve ficar de pé até que a garra seja movida de volta para o corpo do forwarder, a fim de completar a tarefa. Só então, o juiz aceita as tarefas e permite avançar para a tarefa final.
  • A tarefa final. 5 toros devem ser carregados do lado esquerdo ou direito da máquina (dependendo da pista). O último toro não deve ser levantado – apenas capturado com a garra. Neste momento, a medição de tempo é interrompida.

03. Cada empresa parceira cederá pelo um equipamento, proposto por si, bem como um operador/técnico da empresa que acompanhará todos os participantes do concurso durante as manobras com o respetivo equipamento.

04. O concurso desenvolver-se-á sob o princípio de duelo entre dois concorrentes em simultâneo, mas as classificações finais serão atribuídas por pontuação (tempo/penalizações) em cada Marca do Equipamento.

05. Serão admitidos até ao máximo de 24 operadores profissionais de forwarder ou trator de rechega desde que apresentem declaração da respetiva entidade patronal atestando a sua condição de profissional manobrador de forwarder ou trator de rechega e que possui a formação/experiência necessária para o desenvolvimento das tarefas exigidas no concurso.

06. No ato de inscrição, os candidatos selecionarão a sua hierarquia de preferência de utilização de entre os equipamentos disponíveis, sendo que a Organização do concurso efetuará a atribuição das máquinas aos operadores privilegiando a data de inscrição e a prioridade da sua seleção.

07. As inscrições deverão ser efetuadas para o e-mail da expoflorestal (geral@expoflorestal.pt) até ao final do dia 17/maio e consiste no envio dos seguintes elementos:

  • ficha de inscrição disponível no site na expoflorestal.
  • declaração entidade patronal descrita no numero 5 anterior

08. O concurso decorrerá durante o dia de sábado 18/maio/2019, no período entre as 10h00 e as 19h00, no recinto da ExpoFlorestal. Na dia 17/maio poderão existir treinos livres desde que devidamente articulados com a Organização.

09. Será atribuído o seguinte prémio ao vencedor por Marca do equipamento:

  • Cimertex: ___________
  • ForestCorte: _________

10. O júri do Concurso é constituído por quatro elementos – em representação da ExpoFlorestal e das duas empresas parceiras – e terá como função a decisão unilateral sobre qualquer questão/dúvida existente durante o desenvolvimento do concurso.