Close

Slider Title

Short Excerpt

See More

15 ANOS A CRESCER COM O SECTOR FLORESTAL

2002

A 1ª EXPOFLORESTAL realizou-se nos dias 26 e 27 de Abril, organizada pelas 3 entidades que se mantêm como promotoras do evento até hoje: Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, Associação Florestal do Baixo Vouga e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ablergaria-a-Velha. A feira contou nessa primeira edição com a presença de 60 expositores e 6000 visitantes.

2003

A 2ª EXPOFLORESTAL decorreu dias 11, 12 e 13 de Abril. Contou com uma Jornada Temática sobre “A Floresta nas Escolas” e com um Dia Técnico onde se focaram a gestão, exploração, prevenção e proteção florestais. Realizou-se o encontro distrital dos “Clubes da Floresta” do projeto PROSEPE, foi apresentada uma “mini-fábrica de papel” da Celpa. Houve batismos de voo de helicóptero e balão.

2004

A 3ª EXPOFLORESTAL teve lugar a 19, 20 e 21 de Março e contou no programa com as comemorações da Semana Florestal 2004 e do Dia Mundial da Floresta.

2005

A 4ª EXPOFLORESTAL decorreu entre 18 e 20 de Março e incluiu no programa, pela primeira vez, diversos concursos. Foi organizado o “Encontro de Técnicos do Movimento Associativo Florestal” e um seminário sobre “Incêndios Florestais – Sinergias para uma melhor prevenção e combate”.

2007

A 5ª EXPOFLORESTAL assumiu o seu carácter bienal e decorreu a 23, 24 e 25 de Maio.  O programa incluiu uma mesa redonda sobre Incêndios Florestais, bem como a primeira sessão de sensibilização FORGEST, o primeiro seminário internacional, sobre “O Papel dos Prestadores de Serviços no Desenvolvimento Rural” e uma visita de campo sobre “Boas Práticas Florestais para o Pinheiro Bravo”.

2009

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, presidiu à inauguração da 6ª EXPOFLORESTAL. Mais de 200 expositores e cerca de 30.000 visitantes. Teve pela primeira vez representantes da Eslovénia, Holanda e Canadá juntando-se aos da Alemanha, Finlândia, Suécia e Espanha. O BTT Albergaria em parceria com a Expoflorestal realizou um passeio pelos trilhos do concelho.


2011

A 7ª EXPOFLORESTAL recebeu o alto patrocínio da Comissão Europeia em Portugal e contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural Rui Barreiro na abertura. Decorreram comemorações do Ano Internacional das Florestas, uma demonstração prátia de aplicação do Pursue, o seminário “As Profissões do Sector Florestal” e a palestra “A Floresta e o SIG”. Pela primeira vez, feira teve o apoio de toda a Indústria Nacional.

2013

Na 8ª EXPOFLORESTAL, a cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas. A feira contou com o Alto Patrocinio da Presidência da República e o apoio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Este foi também o ano em que se realizou o primeiro concurso nacional de motosserristas.


2015

A 9ª EXPOFLORESTAL contou o seminário “Segurança no Trabalho Florestal” e com um simulacro de exercício de acidente em trabalho florestal. Foi também palco do debate “O contributo da Floresta nos últimos 40 anos para economia nacional”, bem como do workshop “Certificação + cadeia de responsabilidade pasta e papel”.